Professores Jardineiros

15/10/2018

"When a flower doesn't bloom, you fix the environment in which it grows, not the flower."

"Quando uma flor não desabrocha

você conserta o ambiente em que ela cresceu,

não a flor." 

Alexander Den Heijer


Nossas crianças nem sempre desabrocham no tempo previsto, nem da forma como imaginávamos e nossos esforços quase sempre se concentram em endireitá-las.

Nossos alunos nem sempre se desenvolvem de acordo com as expectativas, nem no ritmo que estipulamos e nosso foco quase sempre se concentra em ajustar o aluno e não a escola. Nós insistimos em consertar as flores. Nós insistimos em homogeneizar a turma. Achamos, muitas vezes, que podando os alunos todos no mesmo formato, teremos um jardim mais bonito.

A escola, sob a perspectiva da Educação Inclusiva, é um jardim de diversidades. Cada aluno é um desafio diferente, cada um é flor única em cor, em cheiro, em forma e em tempo de desabrochar.

Promover a inclusão escolar é olhar para a dificuldade de cada aluno e refletir sobre a dificuldade do meio, sobre os problemas do ambiente, sobre as deficiências do Ensino, sobre os déficits nas metodologias, sobre as incoerências dos processos avaliativos, sobre a inconsistência do currículo...

Não é só aluno quem precisa se ajustar à escola. A escola precisa se adaptar ao aluno. A escola precisa fazer-se ambiente de florescimento para todos:

"A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernizar e reestruturar a natureza atual da maioria de nossas escolas. Isso acontece à medida que as instituições de ensino assumem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada." (MANTOAN, 2015)

Um professor inclusivo é tal qual jardineiro cuidadoso que prepara a terra e lança sementes de curiosidade,

que afasta as pragas do pessimismo e do preconceito enquanto rega com gotejo constante de motivação, 

que aduba com sonhos e com inspiração, 

que é capaz de se colocar diante de um jardim multiforme, multicolorido, heterogêneo e plural e enxergar beleza, alegria, possibilidades...

É professor que não se cansa de buscar primavera em qualquer tempo.

Parabéns a todos os professores que se fazem jardineiros! 

Professores jardineiros são sempre os primeiros  a contemplar as flores.

Posts mais recentes em One of a Kind: